Via Algarviana

01/01/2010 00:00
  • Caminhada de longa distancia pelo novo GR13
  • Cenario fabuloso
  • O Algarve tradicional no seu melhor
  • Um desafio mas recompensante

A Via Algarviana foi inaugurada em Maio de 2009. E uma rota pedestre assinalada de longa distância entre Alcoutim na fronteira Espanhola e o Cabo de S. Vincente (ponto mais a sul e a oeste da Europa). A Via Algarviana faz agora parte da rede Europeia de rotas pedestres como a extensão mais a oeste do GR13. A caminhada é um desafio principalmente pelas distância envolvidas mas se isto parecer ser demasiado, podemos permitir que comece cada dia um pouco mais à frente no trilho. As nossas férias permitem-lhe experienciar os ultimos 130 km deste trilho de 300 km, oferecendo-lhe uma ampla variedade de caminhadas desde montanha a topos de falésias com muito mais pelo meio. Estas férias em caminhada são so para quem tenha em geral uma boa forma fisica.

       

ITINERARIO

Dia 1   Chegada ao Algarve tanto de avião ou de comboio e transporte para Silves. Pernoita em Silves.

Dia 2   Apos o pequeno-almoço, transporte para o inicio dos dias de caminhada em Messines. Hoje, a rota leva-o atravéz de uma vasta variedade de cenarios desde pequenos montes de rocha calcarica até aos pomares de laranja no centro da industria de fruta do Algarve e passando pelos lagos do Funcho e do Arade, 27,6 km. Pernoita em Silves.

Dia 3   Um desafio o dia de hoje ja que tem de subir 500 m até a cidade de Monchique, mas é recompensado com vistas magnificas pelo caminho tanto abaixo, do lado da costa, como a norte do lado Alentejano, 28,2 km. Pernoita em Monchique. 

Dia 4   Apos o esforço de ontem, o dia de hoje é uma brisa! Acima e sobre o ponto mais alto do Algarve (904 mts) descendo até a tradicional aldeia de montanha de Marmelete onde nos encontraremos para o levar de volta ao hotel, 14,7 km. Pernoita em Monchique.

Dia 5  Depois do pequeno-almoço, transporte até ao inicio do trilho que é longo mas a descer, passando pelo sopé da Serra de Monchique onde a agricultura tradicional ainda é praticada e pelas margens do Lago Bravura até a pequena vila de Bensafrim. Aqui nos encontramos e levamo-los de volta ao hotel, 30 km. Pernoita em Lagos.

Dia 6   De volta a Bensafrim apos o pequeno-almoço, onde começa a sua caminhada através da Serra de Espinhaço de Cão, muito do dia de hoje é ao longo da orla que segue paralela ao mar. O cenario é fabuloso e o campo inalterado à excepção de uma secção que foi usada para turbinas eolicas (parte da politica Portuguesa de fontes de energia amigas do ambiente). Termina na vila de Vila do Bispo, 30,2 km. Pernoita em Vila do Bispo.

Dia 7  O ultimo dia é passado ao longo  da peninsula de Sagres, numa caminhada facil e quase sempre plana que o leva ao Cabo de S. Vincente e os seus admiraveis e imponentes penhascos onde nos encontramos para o levar de volta ao seu hotel em Sagres, 17,7 km. Pernoita em Sagres.

Dia 8    Transporte de volta ao seu ponto de partida. 

INCLUIDO

  • Alojamento de 7 noites em quarto duplo com casa de banho privada, todas as nossas acomodações seriam classificados como 3/4 estrelas uma vez que são pequenos negocios familiares.
  • 7 pequenos-almoços
  • 7 picnics substânciais
  • Transporte de e para o ponto de chegada
  • Transferências conforme o itinerario e mudanças de bagagens
  • Mapas do percurso

NÃO INCLUIDO

  •  Viagem para e do Algarve, 7 jantares e seguro de viagem.

Ponto de chegada

Aeroporto de Faro ou de Lisboa e descer de comboio.

Custo por pessoa

Outubro - Março: 567 euros

Abril - Junho: 605 euros

Julho e Agosto: 658 euros

Suplemento de quarto simples: 140 euros

Reservas e Questões: toursandtracks@mail.telepac.pt

Em cooperação com Portugal Caminha

Back